Results for 'Carlos Igor de O. Jitsumori'

994 found
Order:
  1. A escola, um espaço/tempo de diferentes identidades: Identidades legitimadas, contestadas, marcadas E subvertidas..Carlos Igor de O. Jitsumori & José Licínio Backes - 2010 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 12 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  27
    Reseña de "El rol de la intersubjetividad en la constitución de la autoconciencia: acerca de la influencia fichteana en la Ethik de Hermann Cohen" de H. O. Arrese Igor.Carlos Emel Rendón - 2009 - Ideas Y Valores 58 (140):233-234.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Hannah Arendt e a crise de identidade da filosofia.Carlos Roberto de Melo Almeida - 2024 - Controvérsia 20 (1):06-23.
    A recepção de Hannah Arendt ocorre principalmente no domínio da filosofia política, de modo a interpretá-la como uma teórica das crises do século XX. Contudo, essa perspectiva perde de vista os pressupostos e compromissos teóricos que a obra arendtiana assume com a tradição filosófica alemã, os quais permitem identificar problemas ainda não tratados em sua recepção. Assim, por meio de uma revisão bibliográfica, aliada à análise de ensaios teóricos da autora, esse artigo objetiva apontar uma lacuna na literatura arendtiana ao (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. O Educador, vida e morte: escritos sobre uma espécie em perigo.Carlos Rodrigues Brandão & Encontro Nacional de Supervisores de Educação (eds.) - 1982 - Rio de Janeiro, RJ: Graal.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  16
    Relações Especiais de Sujeição e Direitos Fundamentais: A Liberdade de Expressão Dos Agentes Públicos Militares.Carlos Pinna de Assis Junior & Lucas Gonçalves da Silva - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 3 (1):82.
    O estudo analisa a compatibilidade das relações especiais de sujeição com os direitos fundamentais, examinando, em especial, o alcance da restrição à liberdade de expressão dos agentes públicos militares prevista no artigo 166 do Código Penal Militar. Defender-se-á que tal limitação justifica-se apenas quando efetivamente prevalentes interesses institucionais ou públicos, reforçando, assim, o sistema hierárquico e disciplinar com vistas à salvaguarda da própria sociedade. Para tanto, invoca-se a necessidade de utilização das técnicas da proporcionalidade e ponderação na análise casuística. Utiliza-se, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  72
    Representação e cognição situada: uma proposta conciliadora para as guerras representacionais.Carlos Barth & Felipe Nogueira de Carvalho - forthcoming - Lampião Revista de Filosofia.
    Abordagens pós-cognitivistas mais recentes têm lançado duras críticas à noção de representação mental, procurando ao invés disso pensar a mente e a cognição em termos de ações corporificadas do organismo em seu meio. Embora concordemos com essa concepção, não está claro que ela implique necessariamente a rejeição de qualquer tipo de vocabulário representacional. O objetivo deste artigo é argumentar que representações podem nos comprar uma dimensão explicativa adicional não disponível por outros meios e sugerir que, ao menos em alguns casos, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. O Estatuto da Inferência Casual: Uma Abordagem Normativa do Problema de Hume.Carlos Antonio de Souza - 2000 - Princípios 7 (8):34-50.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  14
    Entre o Ser Finito e o Ser Eterno.Carlos Eduardo de Carvalho Vargas & Clodoaldo da Luz - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (10):23-44.
    Depois da sua passagem para a fé católica, Edith Stein reformulou suas concepções filosóficas apropriando-se do conceitual tomasiano. Neste artigo, abordaremos como ela abordou as questões acerca da eternidade do ser e da criação dos entes, comparando com a concepção original de Tomás de Aquino e mostrando como esse diálogo entre os pensamentos medievais e contemporâneos foi desenvolvido de uma maneira original na obra “Ser finito e ser eterno: Ensaio de uma ascensão ao sentido do ser”.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  13
    A concepção husserliana de Mathesis Universalis a partir da noção de Mannigfaltigkeitslehre.Carlos Eduardo de Carvalho Vargas - 2019 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 2 (2):119-139.
    Este artigo problematiza a concepção de mathesis universalis na filosofia de Edmund Husserl a partir de uma discussão sobre a noção de Mannigfaltigkeitslehre. Inicialmente, retoma-se a questão dos números “imaginários” e depois é repassado o contexto matemático que influenciou o desenvolvimento filosófico husserliano. Finalmente, a concepção de mathesis universalis é enquadrada nas referências históricas de Descartes e Leibniz para, finalmente, mostrar as implicações fenomenológicas próprias do pensamento de Husserl.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  16
    Devir e destruição: pensando a relação indivíduo-cultura a partir de Freud e Spielrein.Carlos Eduardo de Moura - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):274-299.
    Partindo da afirmação de Freud de que devemos pensar nos mecanismos psíquicos estruturantes de uma personalidade sondando-os dinamicamente, isto é, considerando a ação conjugada entre dimensão constitucional (destino, forças internas) e vivências contingentes (poderes externos), a oposição entre psicologia individual e psicologia social perde sua nitidez. A série complementar necessidade-contingência requer uma reflexão sobre o processo de individuação que envolve tanto as representações de um passado filogenético (verdade pré-histórica) quanto as vivências casuais de uma biografia (verdade individual). É apoiado nesse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    Derecho, genoma humano y biotecnología.Castaño de Restrepo, María Patricia, Romeo Casabona & Carlos María (eds.) - 2004 - Bogotá, Colombia: Temis.
    A collection of essays on the human genome, European patent law, cloning, and genetic malpractice suits.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  15
    Desamparo e Eros na concepção do “homem civilizado” em Freud.Carlos Eduardo de Moura - 2019 - Discurso 49 (1):115-125.
    Considerando-se que a oposição entre Eu-não Eu, Sujeito-Objeto, Prazer-Desprazer são os pares de opostos que lançam o indivíduo nos mais significativos vínculos para a estruturação de sua vida anímica, deseja-se aqui pensar em uma “organização psicofisiológica” que vai desde os estímulos pulsionais aos destinos das pulsões. É nesse “circuito de investimentos” que a natureza biológica desse pulsional transbordará — eis o que se procurará defender — para um universo simbólico instanciado pela presença de outros seres humanos. Por fim, defender-se-á que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  84
    Entre Aristóteles e a fé: Guilherme de Ockham e a determinação da verdade nas proposições sobre o futuro contingente.Carlos Eduardo de Oliveira - 2010 - Doispontos 7 (1).
    O artigo trata da análise ockhamiana do tema da determinação da verdade nas proposições sobre o futuro contingente, segundo a formulação proposta por Aristóteles em De interpretatione, cap. 9, e de sua relação com o que é proposto sobre este assunto, segundo o próprio Ockham, “de acordo com a verdade e a fé”. A esse respeito, três pontos geralmente são levantados como possíveis decorrências desta leitura de Aristóteles: a assunção de que Ockham discordaria efetivamente da solução aristotélica, porque errônea; a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  10
    O enigma do corpo e o delírio da visão em Merleau-Ponty.João Carlos Neves de Souza E. Nunes Dias - 2022 - Princípios 29 (60):323-338.
    O artigo investiga a noção de corporeidade apresentada por Merleau-Ponty em O olho e o espírito. Na crítica aos modelos filosóficos constituídos pela filosofia reflexivas e seu modo de compreensão do corpo, Merleau-Ponty evidencia, ao longo de O olho e o espírito, a reflexividade corporal a partir da noção de estesiologia e suas consequências filosóficas. Enfatiza, no contexto de sua nova ontologia, o enigma do corpo e o delírio da visão, a partir da duplicidade do sentir. Aproximando-se da arte e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  61
    Colonialidade do poder e os desafios da integração regional na América Latina.Carlos Walter Porto-Gonçalves & Pedro de Araújo Quental - 2012 - Polis: Revista Latinoamericana 31.
    Os processos de integração regional em curso hoje na América Latina têm sido marcados por uma lógica territorial que tem concebido grandes áreas do espaço geográfico latino-americano como “vazios demográficos” ou “terras disponíveis”. Essa forma de conceber o espaço geográfico latino-americano remonta ao legado colonial que atravessa a formação sócio-espacial da região e a própria posição que o continente americano ocupou no processo de formação do sistema-mundo moderno-colonial, a partir de 1492. Este artigo tem por objetivo problematizar os processos de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  55
    Sobre algumas interpretações Das relações entre a filosofia ockhamiana E a física dos modernos.Carlos Eduardo de Oliveira - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (3):69-88.
    O texto traz uma análise sobre algumas das várias interpretações que defendem a existência de uma relação entre a ?loso?a moderna e o experimentalismo e a física ockhamianas. Buscando esclarecer alguns dos pressupostos dessas interpretações, o presente artigo sugere apontar alguns de seus limites, visando a uma descrição mais acurada do problema por elas enfrentado.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  10
    Intercursos entre a psicologia genética e a ética do discurso de Jürgen Habermas.Francisco Romulo Alves Diniz & Carlos Henrique de Aragão Cavalcante - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):166-176.
    Neste artigo visa-se demarcar os intercursos da ética do discurso de Habermas e da psicologia genética de Lawrence Kohlberg. Se, por um lado, para o filósofo alemão a sua proposta ética pode contribuir para suprir os déficits da psicologia genética em relação ao desenvolvimento moral, por outro lado, a ética do discurso se apoia nas pesquisas empíricas realizadas pelos teóricos da psicologia e, com isso, reforçam a tese da universalidade ética defendida por Habermas e Carl Otto-Apel. No entanto, há limites (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  13
    As Conexões Entre o Ceticismo Acadêmico e o Naturalismo Filosófico No Empirismo Radical de David Hume.Leonardo Delatorre Leite, Gerson Leite de Moraes & Carlos Roberto de Melo Almeida - 2023 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 7 (2).
    O presente artigo apresenta como intuito primordial a promoção de uma análise acerca das relações entre o naturalismo filosófico de Hume e a sua oposição ao ceticismo radical, estabelecendo, nesse sentido, uma vinculação entre as teses naturalistas do autor em questão e a sua argumentação em prol do ceticismo moderado. A dissertação, num primeiro momento, abordará sobre os elementos centrais da chamada “geografia mental”, proposta por David Hume na primeira seção de seu livro Investigação sobre o entendimento Humano. Além disso, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  64
    Comparing quality of reporting between preprints and peer-reviewed articles in the biomedical literature.Olavo B. Amaral, Vanessa T. Bortoluzzi, Sylvia F. S. Guerra, Steven J. Burgess, Richard J. Abdill, Pedro B. Tan, Martin Modrák, Lieve van Egmond, Karina L. Hajdu, Igor R. Costa, Gerson D. Guercio, Flávia Z. Boos, Felippe E. Amorim, Evandro A. De-Souza, David E. Henshall, Danielle Rayêe, Clarissa B. Haas, Carlos A. M. Carvalho, Thiago C. Moulin, Victor G. S. Queiroz & Clarissa F. D. Carneiro - 2020 - Research Integrity and Peer Review 5 (1).
    BackgroundPreprint usage is growing rapidly in the life sciences; however, questions remain on the relative quality of preprints when compared to published articles. An objective dimension of quality that is readily measurable is completeness of reporting, as transparency can improve the reader’s ability to independently interpret data and reproduce findings.MethodsIn this observational study, we initially compared independent samples of articles published in bioRxiv and in PubMed-indexed journals in 2016 using a quality of reporting questionnaire. After that, we performed paired comparisons (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  20. As DimensõEs de MilitâNcia Intelectual Que Há No Educador.Carlos R. Brandão - 1982 - In Carlos Rodrigues Brandão & Encontro Nacional de Supervisores de Educação (eds.), O Educador, vida e morte: escritos sobre uma espécie em perigo. Graal.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. El derecho: ensayo de una teoría integral.Carlos O. Bunge - 1934 - Buenos Aires: Espasa-Calpe.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  64
    Manipulating the Alpha Level Cannot Cure Significance Testing.David Trafimow, Valentin Amrhein, Corson N. Areshenkoff, Carlos J. Barrera-Causil, Eric J. Beh, Yusuf K. Bilgiç, Roser Bono, Michael T. Bradley, William M. Briggs, Héctor A. Cepeda-Freyre, Sergio E. Chaigneau, Daniel R. Ciocca, Juan C. Correa, Denis Cousineau, Michiel R. de Boer, Subhra S. Dhar, Igor Dolgov, Juana Gómez-Benito, Marian Grendar, James W. Grice, Martin E. Guerrero-Gimenez, Andrés Gutiérrez, Tania B. Huedo-Medina, Klaus Jaffe, Armina Janyan, Ali Karimnezhad, Fränzi Korner-Nievergelt, Koji Kosugi, Martin Lachmair, Rubén D. Ledesma, Roberto Limongi, Marco T. Liuzza, Rosaria Lombardo, Michael J. Marks, Gunther Meinlschmidt, Ladislas Nalborczyk, Hung T. Nguyen, Raydonal Ospina, Jose D. Perezgonzalez, Roland Pfister, Juan J. Rahona, David A. Rodríguez-Medina, Xavier Romão, Susana Ruiz-Fernández, Isabel Suarez, Marion Tegethoff, Mauricio Tejo, Rens van de Schoot, Ivan I. Vankov, Santiago Velasco-Forero, Tonghui Wang, Yuki Yamada, Felipe C. M. Zoppino & Fernando Marmolejo-Ramos - 2018 - Frontiers in Psychology 9.
  23.  6
    Una Visión Prospectiva de la Novela. Relación entre la Creación Literaria y la Arquitectónica.Carlos O. Antognazzi - 2003 - Polis 1 (8):14-21.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  4
    A concepção relacional do poder em Foucault e a omissão da valoração ética.Igor Corrêa de Barros - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):319-339.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar alguns dos elementos centrais da analítica do poder proposta por Michel Foucault. Após situar e caracterizar a noção foucaultiana de poder a partir dos escritos genealógicos, examina-se como a concepção relacional de poder orienta as investigações acerca da emergência e estruturação do poder disciplinar. Por fim, recuperamos a crítica de Andrew Sayer à noção foucaultiana de poder, segundo a qual falta à concepção foucaultiana uma elaboração explícita do componente valorativo e normativo do poder. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  10
    Arte, metafísica e mitologia: Colóquio Luso-Alemão de Filosofia ; [9, 10 e 11 de novembro de 2006].Carlos João Correia (ed.) - 2008 - Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  7
    Biopolítica sob a ótica de Foucault e Agamben: o campo como nómos do moderno | Biopolitics from the perspective of Foucault and Agamben: the field as modern nómos.Igor Corrêa de Barros - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (2):338-358.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar a relação entre biopolítica e nazismo à luz da obra de Michel Foucault e Giorgio Agamben. Para Foucault, o nazismo utilizou-se do racismo de Estado para proteger uma raça e legitimar a morte daqueles que representavam uma espécie de perigo biológico. Seguindo a mesma via, Agamben nos convida a refletir sobre os campos de concentração não como um fato histórico superado, mas como uma estrutura de poder que vem sendo cada vez mais utilizada (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Será a ideia de Deus racional?Carlos João Correira - 2009 - In Carlos Joao Correia (ed.), A religião e o ateísmo contemporâneo. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    Usos de memórias.João Carlos Tedesco & Loiva Otero Félix (eds.) - 2002 - Passo Fundo, RS, Brasil: UPF Editora.
    'Usos de Memórias' é uma coletânea de textos sobre os vários aspectos da memória, isto é, pedagógica, simbólica, histórica, política e social. O livro traz os seguintes capítulos - Política, memória e esquecimento; Re(vi)vendo o ontem no tempo e no espaço'dos de hoje'; Memória, educação e velhice; A memória como elemento educativo; Memória e identidade.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  30
    Supervised machine learning for the detection of troll profiles in twitter social network: application to a real case of cyberbullying.Patxi Galán-GarcÍa, José Gaviria De La Puerta, Carlos Laorden Gómez, Igor Santos & Pablo García Bringas - 2016 - Logic Journal of the IGPL 24 (1).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  13
    Educação estética em “rua de mão única” (Walter Benjamim) e em “a idade da terra”.Carlos Betlinski, Dalva De Souza Lobo & Vanderlei Barbosa - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1501-1539.
    Educação estética em “Rua de mão única” e em “A idade da terra” 1 Resumo: O presente ensaio analisou o tema da educação estética a partir do texto literário “Rua de mão única” de Walter Benjamin e do filme “A idade da terra” de Glauber Rocha e buscou identificar semelhanças entre a forma alegórica presente nas duas obras, bem como descrever as potencialidades pedagógicas presentes nas imagens-pensamentos produzidas por elas junto ao receptor. Definimos como problematização a compreensão do potencial de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  18
    Hannah Arendt: O querer E a liberdade.Carlos Antonio Mendes de Carvalho Buenos Ayres - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (2):215-246.
    This paper aims of this to describe, from Hannah Arendt’s point of view the theoretical and historical route that provide the emergence of one at the three faculties of the spirit: the faculty of the will or want. Drawing initially on ancient Greece, the paper also deals with contributions of classic, mediavel and modern thinkers. In a retrospective approach Arendt examines the perception and installation process of the faculty of the will, by correlating it with the advent and consolidation of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  9
    Diálogos pela ciência: correspondência de Alexandre F. Morujão com a Escola de Braga.Carlos Morujão, Luís Lóia, Ana Cristina Reis Cunha & Teresa Dugos-Pimentel (eds.) - 2018 - Lisboa: Universidade Católica Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  7
    ¿Crisis de sentido o sensus fidei?: el dilema de la encíclica "Fides et ratio" ante el postmodernismo filosófico.Carlos Ortiz de Landázuri - 1999 - Anuario Filosófico 32 (65):769-796.
    The three major thesis according to Fides et Ratio, Encyclical of Jean Paul II, are analysed in order to answers the practical materialism of post-modern criticism respect Christian religion. The paper reflect over three question and put up a conclusion. 1) The religion ist a nonsense, later the methodological crisis of present time?; 2) All religion have a sense equally edifying, as defend the discursive Ethics?; 3) The Christianity will have sense in the near millennium, or he will be ruled (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  8
    Fray Servando Teresa de Mier Noriega y Guerra, el caballero andante de la insurgencia mexicana.Carlos O. Stoetzer - 1987 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 14:277-299.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  3
    El mundo ideal del Padre José de Acosta S.J. (1540-1600): "El Plinio del Nuevo Mundo".Carlos O. Stoetzer - 1986 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 13:205-218.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  4
    Fray Alonso Briceño: "El teólogo primero que de las indias surgió".Carlos O. Stoetzer - 1985 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 12:231-251.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  4
    Dos melioristas: ¿decisionismo metodológico o ética de las creencias?Carlos Ortiz de Landázuri - 2001 - Anuario Filosófico 34 (69):75-100.
    The fallibilism of Peirce and Popper admits a process of im-provement, without skepticism or relativism, as the radical post-modernism of some of their followers suggests. However Karl-Otto Apel across their intellectual life have shown that meliorism is very different in both authors: Popper justifies his position by a methodological decisionism, whereas Peirce justifies his approach by a transcendental pragmatic foundation, which is the only valid according to Apel.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Working with Research Integrity—Guidance for Research Performing Organisations: The Bonn PRINTEGER Statement.Ellen-Marie Forsberg, Frank O. Anthun, Sharon Bailey, Giles Birchley, Henriette Bout, Carlo Casonato, Gloria González Fuster, Bert Heinrichs, Serge Horbach, Ingrid Skjæggestad Jacobsen, Jacques Janssen, Matthias Kaiser, Inge Lerouge, Barend van der Meulen, Sarah de Rijcke, Thomas Saretzki, Margit Sutrop, Marta Tazewell, Krista Varantola, Knut Jørgen Vie, Hub Zwart & Mira Zöller - 2018 - Science and Engineering Ethics 24 (4):1023-1034.
    This document presents the Bonn PRINTEGER Consensus Statement: Working with Research Integrity—Guidance for research performing organisations. The aim of the statement is to complement existing instruments by focusing specifically on institutional responsibilities for strengthening integrity. It takes into account the daily challenges and organisational contexts of most researchers. The statement intends to make research integrity challenges recognisable from the work-floor perspective, providing concrete advice on organisational measures to strengthen integrity. The statement, which was concluded February 7th 2018, provides guidance on (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   24 citations  
  39.  13
    Aquinas sobre los transcedentales, 700 años después: ¿refundación, ampliación o recomposición de la Metafísica? a través de Aertsen, Polo y Millán Puelles.Carlos Ortiz de Landázuri - 2009 - Revista Española de Filosofía Medieval 16:89-94.
    Sobre la doctrina de los transcendentales de Aquinas, 700 años después, se han proyectado fines muydistintos: el intento de refundar un nuevo estilo de hacer metafísica o filosofía primera, como propuso JanA. Aertsen; de ampliar un posible uso antropológico aún más compartido, como sugiere Leonardo Polo;de lograr una recomposición lógica de la articulación existente entre los conceptos metafísicos, comoahora propone Millán Puelles. A su vez en la conclusión se trata de justificar una posible complementariedadentre ellas.On the doctrine of the «transcendentals» (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  2
    O'SHAUGHNESSY, BRIAN, Consciousness and the World, Clarendon, Oxford, 2000, 705 págs.Carlos Ortiz de Landázuri - 2002 - Anuario Filosófico:259-260.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  8
    Ainda somos o país do futebol? Uma análise discursiva do The New York Times na cobertura da Copa do Mundo da FIFA 2014.Gabriel De Lima Alves Cortez & José Carlos Marques - 2016 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (1).
    Este artigo abordará as relações entre o esporte, a comunicação e a cultura por ocasião da Copa do Mundo da FIFA 2014, realizada no Brasil entre junho e julho daquele ano. Analisaremos o discurso do jornal norte-americano The New York Times, a fim de identificar a maneira com que o periódico retratou esse evento em suas páginas. Nossa abordagem procurará verificar se um dos mais prestigiados jornais estrangeiros reproduz determinadas formas recorrentes de construção da identidade brasileira, as quais apontariam para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  10
    De Kant a Peirce, cien años después: a través de K.O. Apel.Carlos Ortiz de Landázuri - 1996 - Anuario Filosófico 29 (56):1185-1210.
    Karl-Otto Apel reconstructs the "linguistic turn" of contemporary philosophy as the passage from Kant to Peirce a hundred years before. First he recovers the transcendental pragmatic of his youth, cleary distinguished from subsequent less trusthworthy translations. Later, Toward a Transformation of Philosophy shows the Kantian root of Peirce's thought. Apel's proposals are very controversial.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  4
    APEL, K.O., Diskurs und Verantwortung. Das Problem des Übergangs zur postkonventionellen Moral, Suhrkamp, Frankfurt, 1988, 488 págs. [REVIEW]Carlos O. Landázuri - 1989 - Anuario Filosófico 22 (1):173-176.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. International Consensus Based Review and Recommendations for Minimum Reporting Standards in Research on Transcutaneous Vagus Nerve Stimulation.Adam D. Farmer, Adam Strzelczyk, Alessandra Finisguerra, Alexander V. Gourine, Alireza Gharabaghi, Alkomiet Hasan, Andreas M. Burger, Andrés M. Jaramillo, Ann Mertens, Arshad Majid, Bart Verkuil, Bashar W. Badran, Carlos Ventura-Bort, Charly Gaul, Christian Beste, Christopher M. Warren, Daniel S. Quintana, Dorothea Hämmerer, Elena Freri, Eleni Frangos, Eleonora Tobaldini, Eugenijus Kaniusas, Felix Rosenow, Fioravante Capone, Fivos Panetsos, Gareth L. Ackland, Gaurav Kaithwas, Georgia H. O'Leary, Hannah Genheimer, Heidi I. L. Jacobs, Ilse Van Diest, Jean Schoenen, Jessica Redgrave, Jiliang Fang, Jim Deuchars, Jozsef C. Széles, Julian F. Thayer, Kaushik More, Kristl Vonck, Laura Steenbergen, Lauro C. Vianna, Lisa M. McTeague, Mareike Ludwig, Maria G. Veldhuizen, Marijke De Couck, Marina Casazza, Marius Keute, Marom Bikson, Marta Andreatta, Martina D'Agostini, Mathias Weymar, Matthew Betts, Matthias Prigge, Michael Kaess, Michael Roden, Michelle Thai, Nathaniel M. Schuster & Nico Montano - 2021 - Frontiers in Human Neuroscience 14.
    Given its non-invasive nature, there is increasing interest in the use of transcutaneous vagus nerve stimulation across basic, translational and clinical research. Contemporaneously, tVNS can be achieved by stimulating either the auricular branch or the cervical bundle of the vagus nerve, referred to as transcutaneous auricular vagus nerve stimulation and transcutaneous cervical VNS, respectively. In order to advance the field in a systematic manner, studies using these technologies need to adequately report sufficient methodological detail to enable comparison of results between (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  45.  11
    Modelo Matemático para Otimização de Cardápios e Dietas.Carlos Roberto Souza Carmo & Guilherme Diniz de Melo - 2022 - Ágora – Revista de História e Geografia 24 (2):138-158.
    Esta pesquisa teve por objetivo investigar e propor um modelo matemático de otimização voltado para a identificação de cardápios formados por refeições diárias capazes de atender aos parâmetros nutricionais estabelecidos por profissionais de nutrição, identificando composições saudáveis entre pratos principais e acompanhamentos, gastronomicamente harmonizados e diversificados, e ainda, ao menor custo possível (custo mínimo). Com base em um problema de programação linear binário, no qual assumiu-se o valor 1 (um) para as combinações de receitas de pratos (principal e acompanhamento) a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Breve relato de Uma outra experiência educacional: O ensino jurídico nos estados unidos.Igor Alexandre Felipe de Macedo - 2013 - Revista Fides 4 (2):19-27.
    BREVE RELATO DE UMA OUTRA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL: O ENSINO JURÍDICO NOS ESTADOS UNIDOS.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  27
    International Consensus Based Review and Recommendations for Minimum Reporting Standards in Research on Transcutaneous Vagus Nerve Stimulation.Adam D. Farmer, Adam Strzelczyk, Alessandra Finisguerra, Alexander V. Gourine, Alireza Gharabaghi, Alkomiet Hasan, Andreas M. Burger, Andrés M. Jaramillo, Ann Mertens, Arshad Majid, Bart Verkuil, Bashar W. Badran, Carlos Ventura-Bort, Charly Gaul, Christian Beste, Christopher M. Warren, Daniel S. Quintana, Dorothea Hämmerer, Elena Freri, Eleni Frangos, Eleonora Tobaldini, Eugenijus Kaniusas, Felix Rosenow, Fioravante Capone, Fivos Panetsos, Gareth L. Ackland, Gaurav Kaithwas, Georgia H. O'Leary, Hannah Genheimer, Heidi I. L. Jacobs, Ilse Van Diest, Jean Schoenen, Jessica Redgrave, Jiliang Fang, Jim Deuchars, Jozsef C. Széles, Julian F. Thayer, Kaushik More, Kristl Vonck, Laura Steenbergen, Lauro C. Vianna, Lisa M. McTeague, Mareike Ludwig, Maria G. Veldhuizen, Marijke De Couck, Marina Casazza, Marius Keute, Marom Bikson, Marta Andreatta, Martina D'Agostini, Mathias Weymar, Matthew Betts, Matthias Prigge, Michael Kaess, Michael Roden, Michelle Thai, Nathaniel M. Schuster & Nico Montano - 2021 - Frontiers in Human Neuroscience 14.
    Given its non-invasive nature, there is increasing interest in the use of transcutaneous vagus nerve stimulation across basic, translational and clinical research. Contemporaneously, tVNS can be achieved by stimulating either the auricular branch or the cervical bundle of the vagus nerve, referred to as transcutaneous auricular vagus nerve stimulation and transcutaneous cervical VNS, respectively. In order to advance the field in a systematic manner, studies using these technologies need to adequately report sufficient methodological detail to enable comparison of results between (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  48.  5
    O pensamento conservador no Amazonas: a interpretação de Arthur Cézar Ferreira Reis sobre a formação do Brasil.Carlos Gileno, Rodrigo de Medeiros & Ricardo da Silva - 2019 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 25 (2):166-190.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  9
    De potentia absoluta et ordinata: contingência da lei e distinção dos poderes em Duns Escoto.Carlos Eduardo De Oliveira - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    A disponibilidade de três versões dos comentários de João Duns Escoto para o livro das Sentenças de Pedro Lombardo, a saber, a Lectura, a Ordinatio e a Reportatio I-A, torna possível a reavaliação de interpretações contemporâneas sobre a teoria da distinção entre uma potência absoluta e outra ordenada apresentada por Escoto. Tomando como fio condutor o texto da Ordinatio e utilizando as outras versões na medida em que elas se esclarecem mutuamente, revisitaremos alguns tópicos defendidos por algumas daquelas interpretações: a (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  10
    Conceitos de Platão e Aristóteles.Luiz Carlos de Abreu - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 27:201-209.
    Este relato apresenta brevemente a experiência de uma atividade realizada com alunos de ensino médio, no Subprojeto de Filosofia do PIBID UFFS Campus Chapecó, na qual foram abordados os conceitos de Eros e Philia em Platão e Aristóteles. A atividade foi pensada juntamente com o coordenador e o supervisor do subprojeto e aplicada aos alunos do 2º ano do Ensino Médio noturno da Escola Coronel Lara Ribas, onde são desenvolvidas as atividades do Subprojeto de Filosofia da UFFS, sendo realizada durante (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 994